• quadoo.br

Sala de descompressão: O que é? Preciso de uma ?

O termo e espaço sala de descompressão está cada vez mais presente nos projetos de arquitetura de ambientes corporativos. Entenda o porquê desta popularidade e quais as vantagens. Será que você precisa de uma sala de descompressão?

O QUE É UMA SALA DE DESCOMPRESSÃO?

A sala de descompressão é um local oferecido pelas empresas aos colaboradores para que eles se desconectem um pouco do trabalho através de um momento de relaxamento. O objetivo principal é fazer com que voltem às suas atividades revigorados, com total energia e produtividade. Além disso, esses espaços oferecem atividades interessantes ao colaborador, como jogos, local de leitura, por exemplo.



COMO SURGIRAM AS SALAS DE DESCOMPRESSÃO?

Algumas empresas, como: Google, Facebook e LinkedIn são grandes influentes no mundo corporativo com os seus ambientes descontraídos. A partir das experiências positivas demonstradas por tais empresas, como o melhoramento da produtividade, saúde dos colaboradores e os demais benefícios que serão retratados neste artigo, a prática de montar locais de descompressão em ambientes corporativos tornou-se mais comum.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS?

São diversas as vantagens que uma sala de descompressão pode proporcionar, mas destacamos três das mais comentadas pelos usuários:

  • Interação entre a equipe: É fundamental que a equipe tenha uma boa convivência, pois isso afeta diretamente nas atividades desenvolvidas pela empresa. Então, esse momento de descontração e interação torna isso muito mais fácil e os resultados são notórios.

  • Maior produtividade: Quando os colaboradores utilizam esse espaço para descontrair e descomprimir a rotina do dia a dia, um aumento da produtividade é certo, pois há um melhoramento na disposição de toda a equipe.

  • Prevenção de doenças e afastamentos: Por vezes, o ambiente corporativo e sua rotina podem desencadear algumas complicações na saúde do colaborador. Dessa forma, a sala de descompressão torna-se uma grande aliada no combate a muitas doenças, como: ansiedade, LER (Lesões por esforços repetitivos), enxaqueca, problemas de visão, dores em geral, entre algumas outras complicações.

COMO MONTAR UMA SALA DE DESCOMPRESSÃO?

Os benefícios que se pode alcançar ao integrar um espaço de descompressão ao ambiente corporativo são muitos, entretanto, é necessário entender como se pode criar um espaço realmente produtivo.

  • Estruture o espaço de acordo com a característica da empresa

Para iniciar, deve-se pensar bem nas características da empresa, como o perfil dos colaboradores e suas necessidades diárias.

  • Defina onde será a sala

É um dos pontos mais importantes: onde será a sala? Isso varia de empresa para empresa, de acordo com os locais disponíveis e de qual projeto será realizado. Para definir qual é a melhor estrutura e espaço, é importante que você procure um arquiteto especializado em ambientes corporativos, assegurando-lhe que será tudo realizado da melhor forma para a empresa.

  • Pense na decoração

A decoração da sala de descompressão é um aspecto muito importante a ser pensado, pois a disposição das cores e objetos podem influenciar muito nas emoções e rotina das pessoas. Tendo isso em vista, tornasse ainda mais viável a necessidade de um profissional qualificado para construir esse projeto atendendo aos requisitos e necessidade da empresa.



Esse é um projeto da quadoo.br criado especialmente para uma mineradora de Itabirito/MG.



SUA SALA DE DESCOMPRESSÃO COM A quadoo.br

Crie seu projeto com a quadoo.br arquitetura corporativa. Dispomos de um time de arquitetos especializados em arquitetura corporativa que realizarão o projeto da sua sala de descompressão garantindo todos os benefícios que esse tipo de espaço pode proporcionar aos seus usuários.

Entre em contato conosco e continue em nosso blog para ficar por dentro de diversos assuntos sobre o mundo da arquitetura corporativa. Siga-nos nas redes sociais.