• Quadoo

Saiba como as cores podem ajudar no aumento da produtividade

Atualizado: 23 de Jun de 2020

Uma grande tendência dos escritórios é a composição de espaços mais humanizados, que promovam a integração de pessoas e consequentemente a troca de ideias. Esse tipo de ambiente favorece a criatividade e ainda aumenta o nível de satisfação dos colaboradores com relação à sua empresa.


Em locais assim, cada detalhe é pensado para cumprir seu objetivo empresarial. Então, a escolha das cores, por exemplo, é feita tendo em vista o seu efeito sobre a equipe.


Neste post, vamos mostrar como cada cor pode influenciar no aumento da produtividade do seu time. Vale a leitura!



Principais cores e sua influência


A seguir, apresentamos as principais cores e explicamos de que forma elas influenciam as pessoas. Os efeitos comportamentais e psicológicos são impressionantes!


Amarelo


Por estimular muito a energia, o amarelo favorece a criatividade, desperta o raciocínio e induz ao otimismo. Indica-se aplicá-la em detalhes da decoração, para equilibrar o ambiente do escritório, pois, em excesso, pode causar ansiedade e provocar fome.


Azul


Essa cor traz tranquilidade, fomenta a comunicação, a confiança e transmite a ideia de eficiência. O azul é uma tonalidade muito elegante, e que ainda ajuda no controle do ritmo cardíaco e da pressão arterial. Seu uso é fortemente indicado para salas de reuniões e treinamentos.


Branco


A cor branca multiplica a luminosidade no ambiente, trazendo o efeito de amplitude. Instiga a criatividade, mas não é recomendável ter uma sala majoritariamente em branco, pois inibe a produtividade e pode aumentar a incidência de erros.


Cinza


Cor neutra, quando usada em excesso, pode gerar falta de confiança. Dessa forma, é indicado o seu uso combinado a cores mais vivas. Como o branco, também afeta negativamente a produção intelectual.


Laranja


O laranja é uma tonalidade de leva ao entusiamo, dá um impulso na criatividade e, por outro lado, favorece a paciência. Melhora a energia do ambiente e, por isso, é interessante que seu uso seja combinado com outras cores.


Verde


Cor da harmonia e do equilíbrio e principalmente da criatividade e da inovação. Tranquiliza, reduz a ansiedade e também o desgaste visual. Excelente para ser usada em ambientes com grande utilização de computadores.


Vermelho


Altamente estimulante, o vermelho aumenta o apetite e o ritmo cardíaco, mas também a atividade cerebral. Em locais onde o trabalho é mais físico, ou onde o expediente se estende até altas horas, seu uso é bem indicado.


Aplicação das cores para aumentar a produtividade


Ao saber mais sobre cada tonalidade, percebemos que todas apresentam benefícios ou prejuízos, e, para utilizar as cores para aumentar a produtividade de uma equipe, devemos coordená-las e adaptá-las ao tipo de trabalho que será feito no ambiente.


Por exemplo, usar uma cor que estimule criatividade ou que cause excitação em um ambiente em que se exige concentração pode trazer dispersão. Nesse caso, o ideal seria optar por um ambiente predominantemente azul, com leves interferências de cores quentes, como laranja ou amarelo. Além disso, o mobiliário adequado e uma decoração leve que também tenha plantas podem ajudar a manter a produtividade do seu escritório lá em cima!


Agora que já conhece um pouco mais sobre a influência das cores, você será capaz de iniciar o estudo para transformar seu ambiente de trabalho, tornando-o mais agradável, mas sem esquecer do aumento da produtividade!


Gostou do artigo? Curta a nossa página no Facebook para saber mais sobre como tornar o seu escritório um ambiente agradável e produtivo.


#quadoo #arquiteturacorporativa #blogquadoo