• quadoo.br

Jardins Internos: Sustentabilidade e Qualidade de Vida

Muitos empreendedores buscam por ferramentas que melhorem a qualidade de vida de seus colaboradores e alguns optam pelo paisagismo. O que muitos não sabem é que existem várias formas de incorporar o paisagismo aos ambientes corporativos, e os resultados podem ser distintos de acordo com cada formato. Confira um pouco mais sobre jardins internos e como podem contribuir para a sua empresa.

O QUE É PAISAGISMO?

Para iniciar a compreensão, é necessário entender a definição do que é paisagismo. O paisagismo está muito além da criação de jardins e/ou praças, é uma técnica muito específica e utilizada na elaboração de projetos e humanização de espaços afetados por construções.

O QUE É PAISAGISMO CORPORATIVO?

Como dito acima, essa técnica pode ser utilizada para humanizar espaços, mas que tipo de espaços especificamente?

Um exemplo disso, são os ambientes corporativos, por muitas vezes moldados pelos grandes edifícios e construções urbanas que podem dificultar o convívio com ambientes arborizados. Por isso, muitos projetos podem ser realizados de acordo com cada necessidade desses ambientes, sempre visando uma maior qualidade de vida a todos os que fazem parte da empresa.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS?

São diversas vantagens de se ter um jardim interno no ambiente corporativo, mas existem algumas principais e muito importantes para serem ressaltadas.

1. Promove mais saúde: As plantas são capazes de tornar o ar ambiente mais úmido, o que é bom para locais que fazem uso do ar-condicionado;

2. Melhora as condições de trabalho dos colaboradores: com isso há uma melhoria muito significativa da qualidade de vida da equipe, pois reduz estresse, alivia o cansaço e deixa o ambiente mais confortável;

3. Aumenta a produtividade das pessoas: Funcionários mais felizes e satisfeitos tendem a realizar seu trabalho com mais disposição, e isso se reflete na execução das tarefas diárias

4. Contribui para a sustentabilidade: Muito se ouve sobre sustentabilidade no século XXI, mas alguns setores ainda têm dúvidas de como contribuir para um mundo mais sustentável e o uso de jardins internos é uma resposta muito promissora para o questionamento.

5. Redução de ruídos: As plantas são usadas há muito tempo para reduzir o barulho de ruas e estradas movimentadas. Mas recentemente, pesquisas mostraram outro benefício: as plantas em interiores podem ajudar a reduzir significativamente os níveis de ruídos.

MODELOS DE JARDINS INTERNOS

Para isso, alguns modelos de jardim interno podem ser utilizados. Confira alguns desses:

Árvores Preservadas

Você pode pensar: “Como vou colocar uma árvore dentro do meu escritório?” Calma! É possível construir árvores de diferentes espécies e tamanhos, tudo feito sob medida. Geralmente, ela chama atenção por sua imponência, beleza e zero manutenção, sendo uma ótima opção pra locais que possuem pouco espaço.

Vegetação Natural

Nesse caso, é preciso considerar as condições climáticas do local, se há iluminação e controle de temperatura suficientes para mantê-la. A vegetação natural é sempre uma ótima opção, mas exige um cuidado maior, além da manutenção. Alguns outros fatores devem ser considerados de acordo com cada ambiente, por isso, é necessário que a sua empresa tenha um acompanhamento de arquitetos especializados no assunto.

Jardins Verticais Artificiais

Outra dica muito usual em ambientes corporativos é utilizar jardins verticais artificiais. Para esse tipo de jardim não é necessário muito espaço e pode ser fixado em paredes diversas, como: entrada, corredores, salas de reunião, recepção, salas de descompressão, entre outros espaços. E o melhor é que além de proporcionar muita beleza ao ambiente, os jardins verticais artificiais não necessitam de manutenção, sendo uma opção muito prática também.




ARQUITETURA ESPECIALIZADA EM SEU PROJETO

Nada melhor que contar com uma equipe de arquitetos especializados garantir que seu projeto esteja de acordo com suas necessidades e proporcionando o melhor ambiente corporativo para a sua empresa. Então entre em contato com a quadoo.br arquitetura corporativa e saiba como podemos auxiliá-lo.

Continue em nosso blog para ter acesso a diversos artigos com dicas e novidades da arquitetura corporativa e siga-nos nas redes sociais.