• Quadoo

Como estruturar o escritório para evitar o afastamento ocupacional

Atualizado: 23 de Jun de 2020

Um ambiente de trabalho bem estruturado é aquele que permite fluxos eficientes dos processos, incentiva bons índices de produtividade e, principalmente, que garante o conforto e a segurança de seus usuários. Como gestor, você já deve saber um pouco sobre a importância de tais condições para evitar o afastamento ocupacional, certo?


Neste post, apresentaremos métodos preventivos eficazes e boas práticas para a prevenção de acidentes de trabalho que ajudarão sua gestão a proteger os funcionários contra lesões e problemas de saúde. Faça uma boa leitura!



Quais as doenças ocupacionais mais comuns?


Atualmente, no local de trabalho, as doenças ocupacionais mais evidentes são a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e a Doença Osteomuscular Relacionada ao Trabalho (DORT). Elas ocorrem nos ligamentos, músculos, tendões e outras partes do nosso corpo e estão associadas, entre outros fatores, à repetição de movimentos, postura incorreta e uso excessivo da força.


Risco ergonômico, espaço operacional inadequado e mobiliário errado são alguns dos agentes que podem causar transtornos físicos e psicológicos aos empregados, com sérias consequências à saúde.


Como evitar o afastamento ocupacional?


Sempre que tratamos de segurança e saúde no trabalho, é usual relacionarmos o risco com as atividades que são perigosas e podem provocar acidentes graves. Todavia, alguns detalhes do cotidiano funcional são capazes de trazer, a longo prazo, ainda mais danos aos trabalhadores, com reflexos diretos na qualidade de vida e na produtividade.


Confira algumas sugestões práticas que podem diminuir os riscos de lesões e acidentes no local de trabalho:


Planeje um layout eficiente


Um bom arranjo físico é indispensável para qualquer empreendimento. Ele contribui para os processos de produção, fluxos de serviço, circulação, convivência e bem-estar das pessoas.


Preste especial atenção à disposição das salas, de modo que ofereçam conforto aos seus usuários e garantam um bom trânsito dos empregados. Observe questões relacionadas à luz natural, ventilação, inter-relação de setores e aproveitamento de áreas.


O ideal é contar com o suporte técnico de profissionais experientes para auxiliar no desenho e na implantação desse layout, evitando rearranjos de última hora e aqueles conhecidos “jeitinhos”.


Invista na ergonomia


É sabido que a ergonomia traz lucro e reduz os prejuízos sociais e econômicos. Um lugar para trabalhar que seja confortável e seguro faz parte dos benefícios que uma empresa oferece aos seus colaboradores.


A estação na qual o colaborador executará as suas funções deve oferecer as condições exigidas para o bom cumprimento dessas responsabilidades. Essa adaptação, inclusive, é uma recomendação da norma regulamentadora NR-17.


Quando negligenciados, itens como cadeiras e mesas estimulam a postura errada e a sobrecarga da musculatura e das articulações. Dessa forma, são capazes de originar desordens crônicas de saúde, como dores musculares e problemas circulatórios.


Instale uma boa iluminação


É muito comum que esse fator seja ignorado por muitos gestores. Entretanto, um bom projeto elimina o excesso de luz ou o posicionamento imperfeito das luminárias e os riscos de fotossensibilidade e ofuscamento.


Por outro lado, uma área mal iluminada impõe a necessidade de um esforço visual que acarreta cansaço e dores de cabeça. Além disso, a dificuldade em ver o que está fazendo pode levar o funcionário a erros e acidentes.


Para você que deseja expandir ou aperfeiçoar o espaço da organização e oferecer um ambiente que proporcione qualidade e bem-estar aos funcionários, um estudo de viabilidade é essencial. Esse estudo e a sua execução deve contemplar ações de como evitar o afastamento ocupacional e garantir o conforto e a segurança de toda a sua equipe.


Procure quem apresente um projeto arquitetônico que melhorará o ambiente da empresa de acordo com as normas vigentes e que seja realizado dentro do prazo e conforme o orçamento. Nada melhor do que evitar contratempos, não é mesmo?


Para saber mais sobre este e outros assuntos relacionados a qualidade e segurança no ambiente de trabalho, é só nos seguir nas redes sociais. Estamos no Facebook, LinkedIn, YouTube e Twitter


#quadoo #arquiteturacorporativa #blogquadoo