• Quadoo

A importância da arquitetura corporativa na produtividade dos funcionários em um escritório

Atualizado: 16 de Abr de 2020

A correria e o stress do dia a dia vêm consumindo cada vez mais a energia das pessoas. O cansaço fica mais aparente, o humor instável e o rendimento no trabalho acaba diminuindo. Pensando nessa sobrecarga de seus funcionários, alguns empresários resolveram inovar.



Nos locais de trabalho, é comum ver pessoas focadas, que não estão adeptas a conversas e, por muitas vezes, surge um clima ruim entre os demais. Isso acontece, porque não há um momento de relaxamento ou descontração entre eles.


Por isso, com o passar do tempo, as empresas estão optando por aderir a inclusão de materiais e/ou salas descontraídos no ambiente de trabalho, com a intenção de diminuir tais problemas internos e, consequentemente, melhorar o rendimento de todos.


É necessário entender, antes de tudo, que os colaboradores acabam passando mais tempo no trabalho do que em sua própria casa. Por isso, é importante que ele se sinta bem e deseje um ambiente aconchegante ao seu redor. Sendo assim, quanto mais sentir-se bem e gostar de estar em seu trabalho, mais produzirá.


Uma empresa, além de contar com temperaturas térmicas agradáveis e boa aparência, também necessita ter um ar descontraído, o que certamente, levanta o astral de seus funcionários. A primeira opção de grandes empresas como a Coca-Cola, Google, dentre outras, é a de uma ou mais salas para descanso ou até mesmo diversão, mais conhecidas como salas “anti-estresse”.

Nessas salas de descontração, o funcionário conta com jogos como vídeo-game, ping-pong, sinuca, aparelhos de música e outros. Isso faz com que ele esqueça por alguns instantes toda a carga que carrega no escritório. Além dessa, há também a sala para quem está mais cansado e opta por tirar um cochilo na hora do almoço, por exemplo. Lá, ele encontra puffs, televisão, filmes, luz baixa para relaxar e espantar o sono. O intuito dessa inovação, de modo geral, é o de incentivar a equipe da instituição a mostrar mais resultados, trabalhando melhor e com gosto.


Por onde começar? – Junto com o desejo de mudar e inovar, muitas dúvidas surgem. A arquitetura tem de ser bem cuidada, adotada corretamente, especialmente em ambientes corporativos. Iluminação ruim, móveis mal colocados e outros pequenos detalhes que, por vezes passam despercebidos de algumas pessoas, acabam sendo prejudiciais ao invés de melhorar. Assim como cores e objetos influenciam para um bom rendimento, também podem levar ao aumento de preocupações e acaba não alcançando o desejado, de estimular o bom trabalho. O investimento é grande e, por isso, a preocupação em dar certo, também.


A importância de um acompanhamento profissional qualificado para uma grande mudança, é extrema, para que cada detalhe saia como o planejado. Portanto, se deseja mudar o ambiente e melhorar o rendimento de sua empresa, o primeiro passo a ser dado é, sem dúvida, procurar a ajuda de um profissional especializado em arquitetura corporativa. Além de o seu projeto ser realizado com êxito, terá a confiança de que o resultado será como o esperado.

#quadoo #arquiteturacorporativa #blogquadoo