• Quadoo

Animais no trabalho: entenda as vantagens dessa tendência!

Atualizado: 23 de Jun de 2020

A tendência de manter animais no trabalho vem na linha da humanização dos espaços laborais e passou a ser incorporada por muitas empresas em seu pacote de benefícios.


Hoje em dia, não basta oferecer apenas plano de saúde e odontológico e vale-cultura: um bom ambiente, que promova o bem-estar físico e mental dos colaboradores, é essencial para mantê-los produtivos e criativos.


E de que forma os pets podem ajudar no dia a dia de uma empresa? Continue a leitura e saiba mais!


Benefícios de ter animais no trabalho


Pode ser um dia marcado para que alguns colaboradores levem seus pets para o escritório ou pode ser uma mascote própria da empresa, o fato é que a presença de bichinhos no local de trabalho pode aumentar a satisfação organizacional e a produtividade e ainda reduzir o absenteísmo.


Esses benefícios são possíveis porque os animais ajudam a descontrair o ambiente de trabalho, reduzindo o estresse e melhorando a integração entre as pessoas. Veremos como isso ocorre:


Reduzem o estresse

A companhia de um animal ajuda a relaxar, reduzir a frequência cardíaca e a pressão arterial. No trabalho, quando é possível aos colaboradores passear ou brincar com um cachorro, por exemplo, há uma redução considerável no estresse e aumento da sensação de bem-estar geral.

As pausas proporcionadas pelos animais — para um carinho ou uma rápida brincadeira — ajudam a melhorar o foco no trabalho, o que colabora significativamente para a diminuição de erros.


Melhoram a integração

É notório que animais, especialmente cães, ajudam a “quebrar o gelo” em várias situações. E no trabalho não é diferente. Um estudo feito por um pesquisador estadunidense comprova o que sabíamos da nossa vivência com nossos companheiros de quatro patas: a presença de um cão favorece a integração entre as pessoas e permite que elas desenvolvam suas habilidades sociais.

Dessa forma, as empresas podem se beneficiar com funcionários mais integrados, colaborativos e que conseguem confiar mais uns nos outros.


Cuidados para ter animais no trabalho

Os pets podem trazer benefícios para o trabalho, mas sua presença no escritório deve ser bem pensada e programada, para evitar que ocorram problemas.


Assim, recomenda-se:

Verificar se há alguém alérgico na equipe: cães, gatos e até aves podem desencadear processos alérgicos.

Cuidar da higiene dos pets: parece óbvio, mas é bom ressaltar o cuidado com a higiene e a saúde dos animais que são levados ao escritório. Muito além do mau cheiro, pulgas e possíveis zoonoses causariam um efeito negativo no ambiente.

Certificar-se de que os animais são sociáveis: os bichos que vão para o escritório devem saber conviver pacificamente com outros pets e com pessoas. É importante também que o dono tenha controle sobre o animal, para que seus comandos sejam respeitados.

Respeitar áreas proibidas para os bichos: banheiros, refeitórios, áreas comuns do edifício ou mesmo a estação de trabalho de um colega que tenha medo de animais são espaços nos quais os pets não podem circular.


Um ambiente de trabalho agradável, em uma empresa com o clima organizacional favorável, só tende a ganhar com a presença dos pets.


E então? Gostou de saber dos benefícios dos animais no trabalho? Que tal promover um dia para os bichos no seu escritório? Sua empresa só tem a ganhar!


Se quiser saber mais sobre como tornar o seu escritório um local agradável e produtivo para trabalhar, assine a nossa newsletter e fique sempre por dentro das nossas novidades!


#quadoo #arquiteturacorporativa #blogquadoo