• Quadoo

4 maneiras de humanizar o ambiente de trabalho

Atualizado: 23 de Jun de 2020

Quando o espaço corporativo oferece conforto e oportunidades para seus colaboradores, a produtividade tende a aumentar. Por isso, humanizar o ambiente de trabalho é uma forma de melhorar a satisfação dos funcionários e, portanto, garantir um melhor desempenho das equipes internas.


Mas como é possível promover esses resultados sem provocar um impacto significativo no orçamento empresarial? Abaixo, listamos algumas soluções que podem ser implementadas na companhia para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e a eficiência da empresa. Confira!


Conheça 4 formas de humanizar o ambiente de trabalho

Alguns simples ajustes são suficientes para trazer mais conforto aos funcionários. Algumas medidas contemplam mudanças na gestão de equipes e supervisão de projetos, enquanto outras podem exigir pequenas reformas estruturais. Veja abaixo quais são as medidas mais importantes para promover o bem-estar dos seus colaboradores:


1. Ofereça opções de entretenimento aos funcionários

Disponibilizar opções de entretenimento é uma forma de trazer para o ambiente de trabalho uma alternativa divertida para os momentos de descanso, como o horário de almoço e intervalos. A empresa pode oferecer um pequeno espaço com uma televisão, videogame, tablet, jogos, entre outros equipamentos. Assim, os colaboradores poderão relaxar e voltarão ainda mais produtivos para suas atividades habituais.


2. Defina metas claras e alcançáveis

Uma forma de garantir a eficiência da equipe sem desgastar os funcionários é definindo metas objetivas e atingíveis. Pode-se oferecer premiações àqueles que atingirem a meta, como um brinde especial, um jantar pago pela empresa ou simplesmente um dia de folga. Assim, os colaboradores se mantém motivados para executar suas tarefas e trarão resultados satisfatórios para a empresa.


3. Estimule o diálogo entre colaboradores

Incentivar debates entre os funcionários é uma forma de evitar desentendimentos e, ainda, trazer novas ideias para a empresa. Por isso, é importante incluir os funcionários e algumas reuniões para que eles possam expôr o seu ponto de vista e propor melhorias para a organização.


4. Seja flexível

De nada adianta implementar uma série de mudanças que têm como objetivo humanizar o ambiente de trabalho se a empresa limita excessivamente a liberdade do funcionário. Oferecer horários flexíveis e até mesmo a oportunidade de trabalhar via home office é uma forma de garantir a satisfação e desempenho dos colaboradores. Nesses casos, o monitoramento das demandas pode ser feito através de softwares online e a produtividade pode ser mensurada pelo número de entregas.


Outro fator que afeta — e muito! — o bem-estar dos funcionários é a arquitetura do espaço de trabalho. Um ambiente confortável e bem-equipado influencia diretamente na qualidade de vida dos colaboradores — e isso, consequentemente, afeta a produtividade da equipe.


Por isso, é importante avaliar a necessidade de investir em pequenos ajustes dentro da empresa para garantir o conforto dos trabalhadores. Isso pode incluir:


mesas e cadeiras confortáveis;

iluminação adequada;

áreas de descanso;

conforto térmico;

cozinha funciona — incluindo, pelo menos, um frigobar e um microondas.


Esses e outros elementos têm um impacto extremamente positivo no desempenho dos funcionários, já que possibilitam humanizar o ambiente de trabalho.


E então, gostou das nossas ideias? Então entre em contato conosco e saiba como implementar essas mudanças na sua empresa!


#quadoo #arquiteturacorporativa #blogquadoo