• quadoo

4 Dicas Para Um Ambiente Corporativo Aconchegante


O QUE É UM AMBIENTE ACONCHEGANTE?


Este conceito pode variar muito de acordo com cada indivíduo, mas existem algumas questões que podem ser consideradas universais ao se caracterizar um espaço como aconchegante. Algo que não podemos desvincular desse aspecto é o conceito de ergonomia e é necessário entendê-lo para compreender por completo qual ambiente é o mais aconchegante para determinado grupo.


A palavra ergonomia é derivada da junção dos termos gregos “ergon” (trabalho) e “nomos” (normas) e tem como definição um agrupamento de regras e procedimentos que inspiram a organização do ambiente de trabalho e as relações entre os seres humanos, máquinas e equipamentos. Por isso, é primordial que se analise todo o espaço sempre levando em consideração as pessoas que usufruem dele e quais atividades são exercidas no local.


DICAS PARA O AMBIENTE CORPORATIVO ACONCHEGANTE


Agora vamos para as dicas. São algumas das inúmeras dicas que podemos dar a você, então focamos em dicas gerais que podem ser utilizadas na maioria dos ambientes corporativos. Confira!


1 – Mantenha o ambiente limpo e organizado: essa questão diz muito sobre a sua empresa a todos os que frequentam o seu espaço, tanto os stakeholders quanto seus colaboradores são influenciados e afetados pela organização e limpeza do local. Organizar e manter limpo o seu espaço repassa a ideia de qualidade e compromisso dos serviços prestados pela empresa, o que é fundamental para a credibilidade da instituição no mercado.




2 – Tenha um local para relaxar: separe um espaço para que seus colaboradores possam ter um tempo de relaxamento e descontração nos intervalos – estimular a interação da equipe é fundamental para o fortalecimento das relações internas - ou para reuniões casuais. Esse espaço também pode ser utilizado pelos clientes enquanto aguardam pelo atendimento, portanto, incluir alguns jogos interativos, poltronas e puffs confortáveis para descanso e relaxamento é uma alternativa a ser levada em consideração.




3 – Utilize iluminação em tons quentes: a luz quente tem a capacidade de proporcionar mais conforto visual e sensação de aconchego. Por isso, quando essa tonalidade é inserida em ambientes empresariais, a equipe é influenciada positivamente, o que auxilia na qualidade de vida e desempenho da corporação. Uma excelente opção é que o local supracitado, para descanso e recepção, também tenha esse tom de iluminação.



4 – Inclua paisagismo no ambiente: essa inclusão é responsável por diversos fatores, por exemplo, melhorar a circulação de ar, diminuir o estresse dos colaboradores, impulsionar a produtividade e proporcionar conforto e tranquilidade ao ambiente. Além disso, contribui para a sustentabilidade e é esteticamente agradável.



Preocupar-se com o bem-estar da equipe é, sem dúvidas, uma forma de investimento para toda a empresa. Tendo como base essas dicas, você pode transformar seu ambiente corporativo em um local ainda mais agradável e aconchegante, sempre visando o tipo de empresa em questão, além de impulsionar a criatividade e produtividade de toda a equipe.


Entre em contato conosco e saiba quais outras transformações podem ser feitas no seu espaço de acordo com as suas necessidades e preferências, e tenha uma rotina de trabalho muito mais produtiva e saudável.


Se você gostou do nosso artigo, confira as nossas redes sociais, Facebook e Instagram, e fique por dentro dos mais atualizados assuntos do universo da arquitetura corporativa e as suas tendências.